Tonjiru, também conhecido como Butajiru conforme a região, é um dos pratos mais comuns no cotidiano japonês. Tonjiru, que significa “sopa de porco”, tem sua base feita de missô e muitos ingredientes, entre eles finas fatias de carne de porco, cenoura, batata, bardana e konyaku (massa de batata).
É difícil saber a origem do Tonjiru. No Japão, não era comum comer carne de porco até a Era Meiji (1968-1912), pois muitos retiravam a proteína animal que necessitavam de javalis, aves e veados. Na Era Muromachi (1338-1573), o missoshiru foi incorporado ao cardápio familiar e iniciou o caminho do Tonjiru até a Era Meiji, quando seu sabor recebeu outros ingredientes. Na mesma época, para muitos japoneses a carne de porco era uma carne desconhecida, e por isso, podemos pensar que o prato era feito como uma sopa de javali, ave ou veado.
Além do Tonjiru, como uma das sopas com base em missô há a Satsuma-jiru, sopa típica de Kagoshima com frango no lugar do porco, a Sukii-jiru de Niigata, que tem sua origem na cultura do esqui no Japão, feita com batata doce.
Em Hokkaido (norte), Kansai (oeste) e Kyushu (sul), o prato é conhecido como Tonjiru. Por outro lado, em Kanto (leste) e Chubu (centro) o prato é chamdo de Butajiru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário