Conhecido por aqui como soja verde, os primeiros registros escritos do grão são datados da Era Nara, no século VIII.
Significando literalmente “grãos em ramos”, o edamame é a soja em vagens, colhida ainda verde, e um dos aperitivos preferidos dos japoneses para acompanhar uma cerveja bem gelada no verão. Cozidos simplesmente em água e sal e servidos na própria vagem, os grãos são espremidos diretamente para a boca e são tão saborosos, que é simplesmente impossível comê-los em pouca quantidade, embora sejam relativamente calóricos (100 g fornecem 134 calorias). O edamame pode ser consumido também em pratos como sopas, saladas, refogados ou processado como doces. As províncias do Japão que mais produzem o edamame são: Chiba, Yamagata, Niigata, Saitama e Gunma.
Aspectos histórico e nutricional
Cozida em água e sal é ótima como aperitivo |
Soja era cultivada na China há 5 mil anos |
A soja já era cultivada na China há cerca de cinco mil e acredita-se que seu cultivo tenha sido introduzido no Japão através da península coreana, por volta da Era Yayoi (300 a.C.~250), sendo que os primeiros registros escritos do grão são datados da Era Nara (séc. VIII). Os antigos japoneses costumavam referir-se à soja como “atum” ou “carne” da horta, conhecendo seu grande valor protéico e, devido as suas inúmeras propriedades benéficas, ela passou a ser associada à longevidade e à qualidade de vida. Por este motivo, costuma-se utilizar a soja no ritual de purificação conhecido como mamemaki, celebrado no dia 3 de fevereiro, que consiste em atirar grãos de soja pela casa para espantar os maus espíritos e garantir saúde ao longo do ano.
O edamame, por reunir elementos nutricionais tanto da soja, como de vegetais, era consumido no arquipélago desde a Era Nara, durante o verão, como fonte de nutrientes. Sua popularização, porém, deu-se somente na Era Edo (sécs. XVII~XIX), quando passou a ser efetivamente cultivado no arquipélago.
Rico em proteínas, vitaminas B1 e B2, cálcio, potássio e fibras, o edamame pode contribuir para estimular o metabolismo, dando mais disposição para suportar o calor úmido do verão japonês. O potássio ajuda a regular os níveis de sódio do organismo, prevenindo os inchaços. Além disso, as vitaminas A e C também contidas neste alimento, agem juntamente com a vitamina B1 e o aminoácido metionina na decomposição do álcool da cerveja, protegendo o fígado e evitando a ressaca. Por todos esses benefícios, o edamame é considerado o aperitivo perfeito para o verão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário