Massa de peixe é base de muitos produtos,
como kamaboko, kanikama, chikuwa, entre outros.
Os produtos feitos à base de massa de peixe triturada (surimi), temperada e cozida são conhecidos no Japão como nerimono (neri = ato de amassar, triturar; mono = produtos). Suas raízes encontram-se nas regiões próximas ao mar, onde a abundância de peixes permitia consumi-los em forma de pasta, cozida dentro do tradicional missoshiru (sopa de missô). Como os japoneses sempre se alimentaram de produtos do mar, os nerimono foram assimilados facilmente em sua culinária, atingindo uma grande diversidade nos dias de hoje. Eles podem ser consumidos como acompanhamentos nas refeições, ou como componentes do osechi ryouri (pratos de ano-novo), em nabemono (caldeirada) ou oden (ingredientes cozidos em sopa), como guarnições de lámen ou udon (macarrões japoneses), em saladas ou aemono (ingredientes temperados com vinagre, gergelim e missô). Enfim, são alimentos bastante versáteis e apreciados no cotidiano dos japoneses.
Origem
Kamaboko: primeiro nerimono |
A história do nerimono inicia-se com o surgimento de sua matéria-prima, a massa de peixe (surimi). Embora sua origem não seja definida, ela se confunde com a história do suribachi, recipiente utilizado para triturar o peixe, uma espécie de pilão de madeira pequeno. Oriunda da China, a técnica do suribachi foi introduzida ao Japão em meados da Era Kofun (séculos III~VI). Nessa época, porém, o ponto de trituração ainda não chegava à consistência de pasta, depurando-se durante a Era Kamakura (séculos XII~XIV) e Muromachi (séculos XIV~XVI) e atingindo o ponto similar ao atual somente no século XVII.
O primeiro registro histórico dessa técnica de trituração no mundo se deu na China, durante a dinastia Song (960~1279), e, no Japão, em 1179, na obra Sankaiki, com o nome de makogui. A partir dos anos 1500, no final da Era Muromachi, os termos suribachi (recipiente) e surikogui (pilão de madeira) já aparecem com freqüência.
Os nerimono difundiram-se nos lares japoneses juntamente com o desenvolvimento da técnica de congelamento em Hokkaido (norte do Japão), em 1952, propagando-se pelo país intei
Nenhum comentário:
Postar um comentário